A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu novos alertas nesta sexta-feira (5/10) sobre a iminência de enchentes no estado e aumentou o nível de risco na maior parte do estado. Os boletins meteorológicos indicam condições adversas que persistirão até domingo (8/10).
A chuva volumosa e os temporais nas próximas horas, segundo o órgão, representam um risco muito alto na maior parte do estado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações crescentes.
A previsão aponta para a concentração de chuva nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, onde os totais podem atingir até 150mm entre sexta e sábado. Nas regiões do centro-leste catarinense, os volumes previstos variam de 100 a 15 mm.
No domingo (8) são esperados acumulados entre 70 e 100mm, com pontuais acima deste valor, na região serrana da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Meio Oeste. No Litoral e Planalto Sul a chuva deve começar a perder intensidade ao longo do dia e os volumes ficam entre 20 e 50mm.
Riscos por região
No Vale do Itajaí há um risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde dessa sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana, onde, segundo os modelos hidrológicos, podem alcançar entre 10 a 11 metros em Rio do Sul e 10 a 12 metros em Blumenau.
+ Oktoberfest é suspensa com previsão de alagamento
Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas bacias dos rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e segunda-feira.
Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.
Há também risco alto para enxurradas no Litoral Sul, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas bacias hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.
Orientações dos bombeiros
Com a previsão de chuva intensa, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforçou algumas orientações:
- se houver sinal de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia imediatamente do local de risco e acione o CBMSC pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199, para avaliação.
- não tentar atravessar áreas alagadas, uma vez que não há a condições de verificar a profundidade da água;
- no trânsito: reduzir a velocidade, manter distância segura entre os veículos, trafegar com os faróis acesos;
- em caso de chuva torrencial, pare em um local seguro e aguarde amenizar;
- caso esteja em um local em que o nível da água está subindo, deixar o veículo e procurar uma área segura;
- ficar atento aos boletins climáticos do município (acompanhe a concentração pluviométrica e os níveis dos rios);
- inscreva-se para receber avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS. Basta enviar o CEP da localidade que deseja receber, via SMS, para o número 40199.