Chuvas intensas e volumosas caem sobre grande parte de Santa Catarina desde o final da tarde da última terça-feira (3/10), deixando muitas áreas alagadas e transtornos nesta quarta (4).
Em algumas cidades, as tempestades ultrapassaram 100 milímetros de chuva em apenas 12 horas. Os municípios de Ibiam, Erval Velho e Concórdia tiveram alagamentos nas áreas centrais. O maior volume até agora foi registrado em Tangará, com 170mm nas últimas 24h, seguido por Curitibanos (165mm) e Mirim Doce (157mm).
São Bento do Sul, no Norte do estado, foi o primeiro município a enviar ao governo estadual o pedido de decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, há cerca de 250 famílias desalojadas e 80 pessoas desabrigadas. Até o momento, 25 municípios registraram ocorrências.
Estradas interditadas
As rodovias estaduais também sofreram com o grande volume de chuva. A SC-110, entre Urubici e São Joaquim, está interditada devido a um deslizamento de terra. Na SC-467, entre Ouro e Jaborá, ocorreu uma queda de barreira, tornando o trânsito complicado e perigoso. Além disso, a SC-150, que corta Lacerdópolis, sofreu erosão e deslizamento de encosta.
- SC-110, Lontras: Alagamento no KM 200, trânsito interditado, desvio pelo município de Aurora, pela localidade de Fundos Aurora.
- SC-447, Indaial: Alagamento no KM 198, trânsito parcialmente interditado, desvio nas imediações.
- SC-150, Lacerdópolis: Erosão/deslizamento de encosta no KM 93,6, considerável quantidade de terra na pista/queda de barreira, trânsito liberado.
- SC-150, Joaçaba: Alagamento no KM 89, trânsito liberado.
- SC-135, Caçador: Deslizamento de encosta no KM 72,65, trânsito liberado.
- SC-355, Jaborá: Trânsito interditado no KM 151,61, erosão na linha São Miguel, sentido Concórdia.
As rodovias federais em SC também têm problemas por causa da chuva. Houve deslizamento com queda de barreira na BR-153 em Concórdia e na BR-282 em Erval Velho – ambas estão com trânsito em meia pista nesses pontos.
Na Grande Florianópolis um dos principais pontos de retenção é na BR-101 no Morro dos Cavalos, onde um caminhão está parado no km 234 do sentido Norte, provocando filas.
Previsão de mais chuva
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas sobre temporais e chuvas volumosas devido à atuação de uma frente fria, que causará ainda mais precipitações. Nesta quarta-feira, estão previstos temporais em todo o estado, com rajadas de vento e chuvas intensas, que devem persistir até o fim de semana.
A situação não melhora nos próximos dias, com sexta-feira marcada por céu encoberto e chuvas, incluindo temporais localizados com granizo. No sábado e domingo, a instabilidade persiste, com chuvas moderadas a fortes em alguns momentos, podendo superar 100 mm de precipitação, além do risco de temporais com granizo.