Vestibular Unificado apresenta novidade nas obras obrigatórias

    Pela primeira vez, vestibular da UFSC tem roteiro de filme entre obras literárias

    O roteiro do filme O Ano em que Meus Pais saíram de Férias é uma das obras de leitura obrigatória indicada aos candidatos do Vestibular Unificado da UFSC.

    A construção textual, diferente do que se costuma ver em um livro tradicional, é uma das inovações do processo seletivo, que é realizado em parceria com IFSC e IFC, com 6.700 vagas e inscrições abertas desde a última terça-feira, 5 de setembro. A seleção coloca o vestibular unificado na vanguarda, já que são poucas as universidades que indicam obras de outros gêneros para seus processos seletivos.

    A coordenadora do curso de Cinema da UFSC, Marta Machado, explica que existe, neste roteiro e no filme, muitos elementos que falam de deslocamentos, de estranhamentos e do ser diferente. “É um filme que, apesar de ter sido feito até a metade da década de 2000, fala de um momento ainda mais anterior, da época da ditadura. Trata de algo que é muito contemporâneo, muito do nosso momento: a nossa dificuldade de acolher o que é diferente”, explica.

    Publicidade

    Segundo a professora, a diferença de um texto literário tradicional para o texto do roteiro é que o roteiro de cinema é escrito pensando nas imagens que serão exibidas na tela. “Os alunos hoje estão muito mais expostos a conteúdos audiovisuais do que a conteúdos literários, então é importante que o próprio sistema de ensino acompanhe essas novas tendências e prepare os estudantes para esse novo mundo, que estamos descobrindo, desvendando e construindo”, complementa.

    As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 vão até 9 de outubro de 2023. As isenções no pagamento da taxa de inscrição podem ser solicitadas até 27 de setembro.

    Publicidade
    COMPARTILHAR