A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) alterou as resoluções de uso do cartão estudantil na transporte coletivo em quatro regiões metropolitanas de Santa Catarina: Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Carbonífera e Vale do Rio Itajaí. A determinação vale para as linhas intermunicipais.
Agora, as empresas não poderão mais bloquear os cartões de transporte dos alunos fora do turno em que o estudante estiver matriculado. Isso significa que os estudantes podem usar o passe em qualquer dia e horário no trajeto entre casa e escola, incluindo finais de semana.
Segundo a SIE, a liberação visa facilitar o uso do transporte público pelos estudantes após concordar com o Ministério Público de SC sobre o teor das regras no que se refere à documentação exigida para a concessão do desconto de 50% aos estudantes que utilizam o serviço na região da Foz do Rio Itajaí.
“Os estudantes precisam de incentivos e não se pode restringir seu acesso ao processo de ensino e aprendizagem apenas nos dias de sala de aula. Vai muito além disso, necessitando deslocamentos para realização de pesquisas, trabalhos em grupos, estudos dirigidos, entre outros. Estamos de pleno acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, por ser uma iniciativa justa e didaticamente correta,” explica Elias Souza, superintendente de Planejamento e Gestão.