Grande desfalque no Figueirense, guerreiros do Guarani e a volta da Federal em Palhoça

Goleiro Wilson
Goleiro Wilson está fora dos gramados em 2023 - Foto: Patrick Floriani/FFC
Grande desfalque

Você acorda, olha no espelho de manhã e pensa: será que ainda consigo ser jogador de futebol? Todo jogador de futebol tem na cabeça que seu corpo, seu instrumento de trabalho, não dura para sempre e a aposentadoria chega para todos. Está sendo assim para o bom goleiro Wilson, que, aos 39 anos, depois de sofrer uma grave lesão no ombro esquerdo no jogo contra o São José-RS, irá passar por mais uma cirurgia e por conta disso irá ficar fora do gol do Figueirense até o fim deste ano. Um grande desfalque.

Carreira de treinador

A seleção brasileira irá enfrentar a Bolívia em Belém-PA e depois o Peru em Lima. O técnico interino, Fernando Diniz, já fez a sua convocação, se é que foi ele mesmo quem fez a convocação. Ficou escancarado que a convocação para essas partidas tem a ver com muitos interesses na frente da qualidade do futebol na nossa seleção. Aliás, Fernando Diniz não tem nível para o cargo. Se houvesse fundamentos dentro da CBF, Dorival Junior seria chamado para comandar a nossa seleção pelo bom trabalho exercido no Flamengo e que vem fazendo no São Paulo. Dorival Junior, que por aqui começou a carreira de treinador, se adapta facilmente a qualquer elenco.

Árbitro FIFA

Depois da era Dalmo Bozzano, nosso primeiro árbitro FIFA, outros dois árbitros catarinenses vêm se destacando no futebol brasileiro e até mesmo mundial. Além de Braulio da Silva Machado, que é FIFA desde 2019, o outro árbitro catarinense Ramon Abatti Abel que vem fazendo uma boa temporada apitando alguns jogos da Libertadores, Mundial Sub-20 na Argentina, Brasileirão e Copa do Brasil. Ele agora foi designado para apitar o confronto entre o Al-Hilal x Al-Ettifaq pelo Campeonato Nacional da Arábia dia 28 deste mês.

Verdadeiros guerreiros
Publicidade

Não foi desta vez que o Guarani de Palhoça retornou para a elite do futebol de SC. Num jogo memorável, o Nação segurou o empate em 1 a 1, no último sábado (19), na Arena Joinville e de forma histórica o time do norte do estado irá representar a cidade de Joinville na primeira divisão do ano que vem. Num jogo bem movimentado e com a vantagem do empate, o Nação saiu na frente do placar. Já o Bugre precisando da vitória teve duas grandes chances de balançar a rede, até PH deixar tudo igual. Parabéns Guarani, vocês foram verdadeiros guerreiros.

Cometendo erros

Já faz alguns anos que a diretoria do Figueirense vem cometendo erros inadmissíveis para a tristeza de sua imensa e apaixonada torcida, que não aguenta mais as promessas infundadas dos dirigentes, como foram nessa temporada. Além de que, dentro de campo não é nada diferente, o que se vê é um time fraco, que não tem dinheiro e que só acumula fracassos já faz quatro anos.

Noite de sono

Justamente na sua centenária história o Figueirense está vivendo uma semana tensa. A começar pelos protestos de torcedores em frente ao Scarpelli na terça-feira (22). O clube que estava na segundona brasileira e que agora briga para se manter na C, terá um jogo importante pela frente neste próximo fim de semana contra o Manaus. O América empatou com o Aparecidense, o que é uma boa notícia, já que deixa o alvinegro do Estreito evitando mais um rebaixamento. Diante dos últimos jogos, é melhor jogar pra vencer dentro de um caldeirão que estará fervilhando. Essa tal vantagem não esta deixando a torcida ter um boa noite de sono.

Bem me quer, mal me quer
  • Duas importantes cidades de Santa Catarina estão de volta para a elite do futebol catarinense no próximo ano. O Inter de Lages está de volta ao Catarinão, e a cidade de Joinville, a maior do estado, terá como representante o novato clube Nação.
  • A raça de linguarudos, que estão com os zovidos esticados pelos corredores da Câmara de Vereadores de Palhoça, me falam que o vereador André Xavier, da Ponte do Imaruim, poderá fazer uma dobradinha com algum candidato a prefeito. O homem quer ser vice.
  • Acabei me alembrando agora que alguns jornalistas, comunicadores que se meteram na política, que no começo ganham projeção são glorificados e eleitos. Só que depois os eleitores se decepcionam e a rejeição chega. Nem tudo que reluz é ouro.
  • Mario Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador, ex-treinador e ex-coordenador tetra campeão mundial, depois de completar 92 anos neste mês, foi internado na última terça-feira (15) em um hospital na Barra da Tijuca, por conta de uma infecção urinaria.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para o goleiro do Criciúma, Gustavo, que pegou um pênalti muito importante – que aliás, foi uma marcação duvidosa nessa terça-feira (22) – e salvou a vitória do Tigre por 1 a 0 contra o Vila Nova. Com os três pontos o Criciúma ingressou novamente no G4 da Série B.

Cartão vermelho para a convocação “cabresto” de Fernando Diniz, o atual “profexor” da nossa seleção. Se é que foi ele, convocou um número excessivo de jogadores de fora que jogam igual ou fajuto no Brasil. Por exemplo, deixou de fora Adryelson do Botafogo, pra mim o melhor zagueiro do futebol brasileiro e o lateral Ayrton Lucas. Praticamente, ele convocou a derrotada seleção de Tite.

Pensamento do Bambi

Segundo os linguarudos, tem uma profissão aqui em Palhoça que está retornando é o de vendedor de bilhetes da Loteria Federal. Essa raça de infelizes me falaram que viram um desses vendedores ali pras bandas do Pagani gritando: “olha a federal, olha a federal”. Saiu muita gente correndo, foi uma correria geral, era gente saindo pelo ladrão

Publicidade