Ala de psiquiatria do Hospital Infantil de Florianópolis é reaberta após 9 anos

    Ala de psiquiatria do Hospital Infantil de Florianópolis é reaberta após 9 anos
    Local oferece atendimento especializado às crianças - Foto: Eduardo Valente/Secom SC/ Divulgação/CSC

    Após nove anos de espera, a ala de psquiatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi reaberta, nesta quinta-feira (17/8). A área foi completamente renovada para proporcionar tratamento aos pacientes infantis que necessitam de cuidados psiquiátricos. A cerimônia de reabertura teve a presença do governador, Jorginho Mello, e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

    Um investimento de R$ 2,1 milhões foi destinado para a reforma, resultando em uma nova área de 589 metros quadrados, contendo nove leitos de internação, com todos os padrões técnicos de segurança para os pacientes.

    O governador reforçou o compromisso do governo em melhorar a saúde da população catarinense. “O Hospital Infantil é o único na região que trata emergências psiquiátricas, então era essencial cuidar do espaço físico para acolher essas crianças”.

    Publicidade

    O Hospital Infantil Joana de Gusmão é conhecido como referência em pediatria em Santa Catarina. A reforma da ala de psiquiatria visa não apenas proporcionar tratamento de qualidade, mas também criar um ambiente acolhedor para os pacientes.

    Reabertura da ala psiquiátrica do Hospital Infantil
    Reforma da ala psiquiátrica do Hospital Infantil teve investimento de R$2,1 milhões pelo governo estadual- Foto: Eduardo Valente/Secom SC/Divulgação/CSC

    Cada quarto possui um banheiro individual, para mais conforto e privacidade. A equipe multidisciplinar de profissionais da saúde fornecerá atendimento abrangente e integrado. O espaço também inclui um posto de enfermagem, salas de reuniões, administração, exames e curativos, depósitos e refeitório, entre outros.

    Antes da reforma, o hospital tinha cinco leitos de psiquiatria, agora integrados na nova ala. Apenas em 2022, o HIJG atendeu 355 pacientes em 791 consultas ambulatoriais, com ocupação de leitos a 92,85%.

    Publicidade
    COMPARTILHAR