Operação prende 35 membros do PCC em Santa Catarina

    Terceira fase da Operação Maserati

    Gaeco deflagra Operação Maserati III em combate a facção criminosa
    Gaeco deflagra Operação Maserati III em combate à facção criminosa - Fotos: Gaeco/Divulgação/CSC

    Uma nova operação foi deflagrada nesta quinta-feira (10/8) em Santa Catarina, contra a facção criminosa PCC. Essa foi a terceira fase da operação Maserati, que foi em busca de prender 42 membros faccionados, a maioria no estado catarinense, além de 46 mandados de apreensões de provas das atividades de tráficos de drogas, armas e homicídios.

    Segundo o Gaeco, foram mobilizados 247 agentes, que conseguiram encontrar e prender 35 membros da facção. Os alvos estavam nos municípios catarinenses de Florianópolis, Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville, Barra Velha, Itajaí, Criciúma, Pouso Redondo, Caçador, Concórdia, Irani, Xaxim, Chapecó, Campo Erê, Pinhalzinho e Anchieta; nas cidades paranaenses de Guaíra, Marmeleiro, Francisco Beltrão e Piraquara; e nos municípios paulistas de Sete Barras e São Paulo.

    A operação é um desdobramento da segunda fase, em fevereiro desse ano, que teve como foco a atuação do grupo ilegal em São Miguel do Oeste, na fronteira de Santa Catarina com a Argentina, com a entrada de drogas ilícitas e conflito por território.

    Publicidade

    A terceira cumpre 88 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva de faccionados em três estados da federação, com maioria em Santa Catarina.

    Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a operação “representa um marco na luta contra o crime organizado em Santa Catarina. O trabalho conjunto das forças de segurança, aliado ao comprometimento na investigação e na aplicação da lei, reforça o empenho em garantir a segurança da população e a integridade do Estado”.

    A operação é assim denominada pois é o nome que o PCC dá ao estado de Santa Catarina em suas operações criminosas. As primeiras prisões da operação ocorreram em fevereiro de 2021.

    Publicidade
    COMPARTILHAR