Divisões de base
A formação de atletas de futebol no Brasil está se tornando um processo complexo que envolve diversas etapas e categorias. Tem que ser um processo contínuo onde os jogadores precisam ser acompanhados e treinados constantemente. Um dos bons destaques deste Flamengo de Sampaoli é o lateral Wesley, que vem sendo destaque no time. O jogador deixou o estado do Maranhão com 2 aninhos e veio para SC. O bom lateral chegou a jogar no Figueirense, mas com a crise o alvinegro fechou as divisões de base. Depois disso ele foi parar no Atlético de Tubarão, até ser descoberto pelo o ex-jogador Sávio, que o levou para o Flamengo.
Se mantém solitária
Ainda faltam algumas rodadas para o término deste Brasileirão e o Botafogo, na estrada dos louros, corre para comemorar o título de campeão desta temporada. As últimas derrotas de Flamengo, Palmeiras e Grêmio deixam a Estrela Solitária numa situação ainda mais confortável na tabela de classificação. A empolgação dos seus torcedores é justa e angustiante pelo longo jejum deste título. A luzes do Engenhão estão bem fortes, e a estrela se mantém solitária na ponta da tabela. Um time simples sem os “pops stars” do nosso futebol.
Compensou a expectativa
O jogo foi bastante truncado em boa parte do tempo. O América-RN veio jogar tentando se segurar na defesa e por isso pouco produziu ofensivamente. Assim, o Figueirense, num momento esporádico nesta competição e diante do Mecão, jogou bem no Scarpelli e conquistou a vitória por 3 a 0. Mesmo com esse placar dilatado o alvinegro não teve facilidades. Um belo gol de Gustavo França no 2º tempo compensou a expectativa. Depois Léo Artur e Dudu completaram a goleada. Gustavo França foi o nome do jogo.
Pombo sem asas
O Figueirense precisava ganhar do América-RN para não se distanciar ainda mais de uma possível classificação. O time alvinegro, então, fez a obrigação e venceu, por 3 a 0. Mas, o que mais chamou a atenção dos torcedores e de todos que gostam de futebol foi o belo gol de Gustavo França, que ajeitou o corpo, olhou o goleiro e acertou um verdadeiro “pombo sem asas” com direito a deixar penas na trave do goleiro adversário. Ele já tinha feito outros dois belos gols no campeonato.
Não é a solução
Em 2012 ele fez a sua estreia no comando da Chapecoense, foi demitido tempos depois, e retornou para a Arena Condá ainda nesse ano. O seu trabalho não surtiu efeito, e como não poderia ser diferente, na manhã da última segunda-feira (7) Gilmar Dal Pozzo foi mandado embora novamente. O Verdão do Oeste vai para o quarto técnico em 2023. A Chapecoense terá pela frente 17 jogos para evitar o rebaixamento para a série C. Trocar tanto de treinador nem sempre é a solução.
Decepção, fiasco e vexame
As seleções brasileiras de futebol vêm tendo um retrospecto ruim ultimamente contra adversários modestos em Copas do Mundo. Primeiro foi a nossa seleção masculina, que em 2022 foi despachada pela Croácia. Depois a seleção sub-20 sendo eliminada por Israel. E agora veio a decepção, fiasco e vexame com a precoce eliminação da seleção feminina ainda na 1ª fase da Copa do Mundo na Austrália. Mesmo com toda a estrutura, investimento e qualidade das jogadoras, nada justifica ser eliminada pela Jamaica, que chegou ao mundial através de vaquinha e a ajuda da filha do Bob Marley.
Bem me quer, mal me quer
- O Figueirense vem trabalhando firme e forte desde terça-feira para enfrentar o São José, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, no próximo domingo (13). Sábado pela manhã o time segue viagem para a capital gaúcha.
- Depois da vitória sobre o Criciúma, o Avaí vem se preparando firmemente para enfrentar o Vila Nova-GO, em Goiania, neste sábado (12). Será mais um “tigre” a cruzar o caminho do Leão.
- E o Guarani de Palhoça vem surpreendendo a todos positivamente na segundona catarinense. Depois de vencer o Metropolitano por 3 a 1, em Palhoça, o nosso Bugre um é dos quatro semifinalistas da segundona catarinense. Irá enfrentar o Nação e depois decide em Palhoça.
Cartão rosa/vermelho
Cartão rosa para o meu bom amigo Ceará, ex-massagista do Figueirense e Marcílio Dias, que vem fazendo um bom trabalho nos bastidores do Eldorado F.C. Ceará sempre foi um exemplo de dedicação profissional por onde passou, e não poderia ser diferente no Eldorado, aonde vem atendendo a todos com muita simpatia e atenção.
Cartão vermelho para as narrativas do lixo que é o falso jornalismo brasileiro, que por aqui já caiu por terra, quando essa cacalhada ficam a taxar Santa Catarina como um estado de nazistas. É bom esses acéfalos saberem que o nosso estado é um dos mais ricos, o de menor desigualdade e o 2º menor em violência. E que por aqui recebemos de braços abertos brasileiros das regiões norte, nordeste, central do Brasil e de outros países que pra cá vem em busca de uma vida melhor. Nazistas são vocês que divulgam mentiras. SC é o meu país.
Pensamento do Bambi
Como diria o poeta Charles Bukowski: “A tristeza é causada pela inteligência. Quanto mais você entende certas coisas, mais você deseja não as entender”. Ou seja, tem hora que eu queria ser burro.