Morre o cantor Ivonir Machado, fundador do Garotos de Ouro

Ivonir Machado
Ivonir Machado teve grande carreira de sucesso na música tradicionalista, reconhecido como "rei da vaneira" - Foto: Maré Alta/Divulgação/CSC

O cantor Ivonir Machado, de 63 anos, conhecido como o “rei da vaneira”, faleceu na noite de sexta-feira (4/8), em São José. O artista, juntamente com seu irmão Airton Machado, fundou o grupo musical Garotos de Ouro em 1976.

A notícia de sua morte foi confirmada pelo Instagram oficial do artista por volta das 19h30. Em 2018, Ivonir sofreu um acidente vascular cerebral na capital catarinense e, desde 2022, residia na Instituição de Longa Permanência Geriátrica Fazenda Lar Vô Ziza. Ele estava internado no Hospital Regional de São José desde 26 de julho.

Ivonir era natural do Rio Grande do Sul e morou por muitos anos na região da Grande Florianópolis, onde fez carreira, tanto nos Garotos de Ouro, quanto solo, emplacando sucessos como “Vuco-Vuco” e “Me dá um beijo”.

Publicidade

Em setembro de 2021, o irmão de Ivonir, Airton Machado, faleceu em um acidente na BR-282 em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, quando dirigia o ônibus da banda.

A família do cantor lamentou profundamente a sua partida pelo Instagram. A música era a dedicação de mais integrantes da família Machado. A mãe de Ivonir, Cristina Machado, era gaiteira, e Ivonir e seu irmão Airton ficaram conhecidos como “Irmãos Machadinho” durante a infância.

O velório acontece no Cati, neste sábado, das 8h às 15h.

Publicidade
COMPARTILHAR