Após a repercussão sobre o estado de manutenção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, em Florianópolis, o governo do estado revelou que pretende fazer um novo contrato para revitalizar completamente as duas estruturas.
A nova contratação é planejada para revitalização total e não apenas para intervenções pontuais. Também há a intenção de retirar as placas da passarela da Ponte Colombo Salles, por onde passa uma adutora da Casan, que abastece com água potável a ilha.
Ao mesmo tempo, porém, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o governo afirma que não há problemas estruturais e “não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes”.
A pasta reforçou que as recentes informações veiculadas sobre a situação das pontes são antigas, de dezembro de 22, e que há mais inspeções rotineiras, além de que alguns pontos já foram alterados, como barras de aço rompidas.
Os contratos de serviços de inspeção e manutenção estão paralisados desde novembro do ano passado. Nos últimos anos o governo do estado destinou cerca de R$ 65 milhões às duas estruturas e, mesmo assim, não se encontram até agora em estado de conservação adequado.
Segundo a SIE há um contato com o MPSC para prestar esclarecimentos de forma à garantir a segurança das passagens.