O prédio do primeiro estacionamento robotizado do Brasil, localizado no Centro de Florianópolis, será transformado na nova sede do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc). A transferência foi anunciada no 63º aniversário do Apesc (28/6).
O imóvel, que pertence ao Estado, será adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc, o que resultará em economia para o Estado, que atualmente gasta cerca de 1 milhão de reais anualmente em aluguéis de imóveis para a guarda de documentos, segundo o governo. A sede atual, na Rua das Camélias, no Kobrasol, em São José, tem custo mensal de R$ 25 mil
O Arquivo Público de Santa Catarina, responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, possui um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros arquivos de importância estatal.
A nova sede, localizada na Rua Arcipreste Paiva, 41, possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que permitirá a guarda adequada e a conservação dos acervos, além de possibilitar a centralização de documentos que estão dispersos em outros órgãos.
Os próximos passos para a transferência definitiva do Arquivo Público para a nova sede envolvem a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que já está elaborando o termo de referência para a contratação do projeto de adaptação do prédio. O imóvel possui dois pisos destinados ao atendimento ao público e atividades administrativas, além de oito pisos que serão adaptados para alocar o acervo. Após a conclusão do projeto, será realizado um processo licitatório para contratar uma empresa responsável pela execução da obra.