Prédio de estacionamento automático passa a abrigar Arquivo Público de SC

Localização sairá de imóvel no Kobrasol

Novo prédio do Arquivo Público de SC
Novo prédio do Arquivo Público de SC fica ao lado da Catedral de Florianópolis - Imagem: Gov SC/Divulgação/CSC

O prédio do primeiro estacionamento robotizado do Brasil, localizado no Centro de Florianópolis, será transformado na nova sede do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc). A transferência foi anunciada no 63º aniversário do Apesc (28/6).

O imóvel, que pertence ao Estado, será adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc, o que resultará em economia para o Estado, que atualmente gasta cerca de 1 milhão de reais anualmente em aluguéis de imóveis para a guarda de documentos, segundo o governo. A sede atual, na Rua das Camélias, no Kobrasol, em São José, tem custo mensal de R$ 25 mil

O Arquivo Público de Santa Catarina, responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, possui um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros arquivos de importância estatal.

Publicidade

A nova sede, localizada na Rua Arcipreste Paiva, 41, possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que permitirá a guarda adequada e a conservação dos acervos, além de possibilitar a centralização de documentos que estão dispersos em outros órgãos.

Os próximos passos para a transferência definitiva do Arquivo Público para a nova sede envolvem a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que já está elaborando o termo de referência para a contratação do projeto de adaptação do prédio. O imóvel possui dois pisos destinados ao atendimento ao público e atividades administrativas, além de oito pisos que serão adaptados para alocar o acervo. Após a conclusão do projeto, será realizado um processo licitatório para contratar uma empresa responsável pela execução da obra.

Publicidade
COMPARTILHAR