Dibea de São José alerta sobre animais em situação de maus-tratos

Dibea-SJ luta contra maus-tratos a animais em São José
Prefeitura de São José combate os maus-tratos a animais e pede à comunidade por denúncias - Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea-SJ), vinculada à Prefeitura de São José, tem recebido denúncias diárias de maus-tratos a animais em todo o município. Segundo a equipe de resgate, o tempo se torna um inimigo nessas situações, como ocorreu na última sexta-feira (24), quando uma égua de pelagem tordilha foi resgatada com evidências de maus-tratos no bairro Forquilhas.

O animal foi encaminhado para a Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que possui um convênio ativo com a Prefeitura de São José. No entanto, devido ao estágio avançado de debilitação, infelizmente a égua não resistiu e veio a óbito.

Vinícius Ramos, diretor da Dibea, faz um apelo à comunidade para que denunciem esses casos o mais rápido possível. “Por favor, denunciem quando presenciarem maus-tratos e constatarem negligência por parte do tutor do animal.”

Publicidade

Embora a égua não tenha sobrevivido, existem casos em que a equipe consegue resgatar o animal e garantir um destino diferente, como a história de “Costelinha”, um cão de porte médio, cor marrom claro, que foi resgatado no bairro Forquilhinha pela Dibea de São José há 40 dias. Apesar de sua fragilidade e problemas de pele, o animal tem respondido bem ao tratamento recebido no abrigo parceiro Doce Lar. Assim que estiver em plenas condições de saúde, ele estará pronto para encontrar uma nova família.

Denúncias

No caso de cavalos soltos em vias públicas, as denúncias podem ser feitas pelo número 153 da Guarda Municipal, pela Ouvidoria da Prefeitura no telefone 0800 6449040 ou 3381-0000, encaminhando para o ramal da Fundação do Meio Ambiente.

Para denunciar maus-tratos a cães e gatos, os cidadãos podem registrar um boletim de ocorrência, seja presencialmente ou online.

Publicidade
COMPARTILHAR