A UFSC está promovendo uma audiência pública para discutir uma proposta de Resolução Normativa que visa regulamentar as festas realizadas no câmpus da Trindade. A audiência será realizada nesta terça-feira (20/6) no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis, e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da TV UFSC
A proposta foi elaborada por um grupo liderado pela vice-reitora e conta com a participação de membros da comunidade universitária e externa, definindo festas como eventos comemorativos que promovem acesso à arte, cultura e lazer, e que incluem a venda de alimentos e bebidas.
A ideia é permitir dois tipos de festas: as universitárias, com um público de até 8 mil pessoas, que serão realizadas exclusivamente na Praça da Cidadania, em frente à reitoria, e as festas em unidades, mais conhecidos como happy hours, com um limite máximo de 300 pessoas, que ocorrerão em locais pré-determinados.
Segundo a administração da universidade, Haverá restrições quanto aos horários e à emissão de som, além de medidas para a comercialização responsável de alimentos e bebidas. As festas deverão cumprir protocolos de combate à violência sexual e de gênero, bem como a política de enfrentamento ao racismo institucional da UFSC.
A realização das festas será solicitada apenas por entidades representativas dos estudantes, professores e servidores, sendo as comissões organizadoras responsáveis pela execução e cumprimento das normas. Os planos de execução das festas serão analisados pela Secretaria de Segurança Institucional da UFSC, que emitirá a autorização. Em casos de festas não autorizadas, poderão ser interrompidas pela segurança do campus.