Apae de São José completa 48 anos

Sede da Apae de São José
Sede da Apae de São José, no bairro Fazenda Santo Antônio - Foto: Apae-SJ
Muita história pra contar

Você já deve ter ouvido muitas histórias na sua caminhada! Ainda mais na nossa tão querida cidade de São José da Terra Firme, terra de causos, de feitos e também de contos. Porém, hoje gostaríamos de apresentar a vocês uma outra que não é nova, é verdade, mas que precisa ser contada, que talvez você até já conheça, mas se não, convidamos a conhecer.

Muitas vezes o ser humano toma atitudes ou decisões a partir de suas necessidades, ou quando muito, a partir da necessidade do outro. Pensar no outro, para o outro e com outro nos difere dos demais animais deste planeta, principalmente pela questão da racionalidade. A empatia é coisa humana, poderia ser de todos, mas ainda não nos tornamos tão evoluídos enquanto raça humana. Mas acreditem, é possível, e segue aqui uma pequena prova disto:

Em 27 de maio de 1975, pessoas engajadas com causa das pessoas com deficiência davam um passo importantíssimo no município de São José. Tal grupo fundava a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José – APAE DE SÃO JOSÉ. Este movimento dá início a um histórico de lutas e defesa de direitos em favor das pessoas com deficiência e a sua justa condição na sociedade, através de acesso à saúde, assistência social e educação.

Publicidade

Temos certo que o amor e o comprometimento foram os propulsores de tal atitude inicial, o que com o passar do tempo foi acrescido de atenção especializada, profissionalismo e a busca pelo melhor.

De 1975 até os dias atuais já se passaram 48 anos, hoje a Apae de São José tem sua sede própria e uma estrutura adequada para melhor atender seus 513 usuários devidamente matriculados, possui um corpo de colaboradores diversificado e em constante capacitação. Ao longo de sua trajetória podemos contar mais de 5.000 pessoas que tiveram suas vidas tocadas, de forma direta ou indireta, por ações desenvolvidas pela Apae de São José. E acreditem, isso nos serve como um combustível, que nos dá fôlego para continuarmos nesta caminhada.

Amélia Inácia Medeiros Ludwig faleceu nesta quinta (6-6-19)
Amélia Inácia Medeiros Ludwig, ou Dona Amelinha, teve uma vida de dedicação à educação e à Apae de São José – Foto: Divulgação/CSC

Da pedra fundamental até os dias de hoje muitos foram os que colaboraram conosco, citamos aqui a Sra. Amélia Inácia Medeiros Ludwig, umas das fundadoras desta instituição e verdadeiro baluarte da causa apaeana. Dona Amélia já nos deixou, mas sua essência se faz presente até hoje. Outra pessoa que não podemos deixar de citar quando o tema é APAE de São José é o Sr. Antônio Hillesheim, presidente e benfeitor de primeira ordem, sempre a frente de todas as ações em prol de nossa instituição, o Sr. Antônio implementou seu ritmo a estrutura da APAE, situação que permitiu sonhos se transformarem em realidade.

Antônio Hillesheim
Antônio Hillesheim, presidente da Apae de São José – Foto: Divulgação/CSCe

Por fim, encerramos nossa pequena fala agradecendo sua atenção e convidando todos a nos visitarem, conhecerem a Apae que está sediada no município de vocês e também convidá-los a fazer parte desta história. Temos satisfação em dizer que atingimos sucesso em nossos objetivos primários: que é fazer pelo outro, para o outro e com o outro.

Venha, estamos lhe esperando!

Publicidade
COMPARTILHAR