O Ministério da Saúde anunciou a abertura das inscrições para o Programa Mais Médicos a partir de sexta-feira (26), com prioridade para médicos brasileiros formados no país. Em Santa Catarina serão 211 vagas em 113 municípios. O total é menor do que primeiramente divulgado no final de abril, com 224 vagas.
Segundo divulgação do ministério, Palhoça será uma das cidades com mais vagas: 8, mesmo número de Brusque, e superadas apenas por Itajaí (13). Ainda na Grande Florianópolis, São José tem previsão de uma vaga, Biguaçu duas, Santo Amaro da Imperatriz três, Águas Mornas uma e Florianópolis cinco.
Como é o programa
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora é para recompor 5.970 vagas em todo o país.
O objetivo do programa é assegurar o atendimento médico, principalmente em regiões com escassez de assistência. Para isso serão dados benefícios aos profisionais para atuarem em áreas mais vulneráveis.
Segundo o Ministério da Saúde a pessoa escolhida poderá receber adicional de R$ 60 mil (10% do total das bolsas recebidas no período) a R$ 120 mil (20%), a depender da vulnerabilidade do município e do tempo de permanência.
Além dos médicos brasileiros registrados no país, que terão prioridade na seleção, também podem participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que possuam registro do Ministério da Saúde (RMS) e ocupem vagas que não foram preenchidas por médicos com registro no Brasil.
As inscrições estarão abertas até 31 de maio, e prevê-se que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho.