A Prefeitura de Florianópolis assina nesta terça-feira (16/5) parceria com o Floripa Airport para utilização do antigo terminal do aeroporto, no bairro Carianos, como um hospital de pequenas cirurgias.
Segundo a prefeitura a intenção é inaugurar o chamado Hospital Dia até o final do ano. O município irá pagar um aluguel para a Zurich Airports, que fornecerá o hospital pronto. O valor ainda não foi revelado.
O complexo que será instalado no antigo terminal vai fornecer cirurgias de baixa e média complexidade para pacientes encaminhados dos postos de saúde e UPAs de Florianópolis. A intenção é reduzir a fila de cirurgias eletivas e desafogar hospitais estaduais na cidade com procedimentos que não precisam do pernoite do paciente.
Há ainda a previsão de que o hospital tenha possibilidades de internações, mas para casos de saúde mental. De acordo com a prefeitura o complexo vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, com estrutura para internações de pacientes com transtorno mental.
Também no espaço será instalado um centro de apoio e cuidado à mulher vítima de violência. Contando com uma Delegacia da Mulher, o projeto é que todo o ciclo da denúncia até o cuidado com a segurança, saúde e psicológico da vítima possa acontecer no mesmo espaço.
“Diferente do que acontece em muitas casos, quando a mulher já fragilizada precisa ir na delegacia fazer a denúncia, depois se desloca para exame de corpo de delito, depois vai em outro espaço para atendimento psicológico e social; queremos simplificar e facilitar o acolhimento”, diz o prefeito Topázio Neto.
+ Seis hospitais estão em situação de emergência na Grande Florianópolis