O Hospital Universitário da UFSC anunciou que fecha a emergência pediátrica para atendimento externo a partir desta segunda-feira (15/5).
Agora o serviço público de saúde na unidade atenderá apenas os casos encaminhados pela rede de regulação (encaminhamento por outros hospitais), enquanto os atendimentos espontâneos, conhecidos como “porta-aberta”, estão suspensos.
Segundo a Ebserh, responsável pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, que solicitou apoio devido à superlotação constante no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Dessa forma o HU poderá receber pacientes transferidos do Hospital Infantil.
Para compensar, a direção do HU afirma que vai aumentar a capacidade a rede de urgência e emergência e na unidade de pronto atendimento, dobrando a enfermaria pediátrica para 30 leitos.
Nos últimos dois anos o Hospital Universitário tem enfrentando um problema de falta de profissionais, que limita diversas vezes o atendimento à população que busca a emergência, com suspensões do serviço.