Câmara de Florianópolis aprova novo Plano Diretor após derrubada de liminar que impedia votação

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou a revisão do Plano Diretor em uma sessão realizada nesta segunda-feira (24/4), por uma maioria de 19 votos a 4, mesmo placar da primeira votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 1911/2022.

A votação foi realizada depois que a prefeitura entrou com um pedido na justiça estadual durante o dia para anular uma liminar concedida no domingo (23), que suspendia a votação por causa de uma suposta falha na tramitação durante a fase do conselho da cidade.

Em geral, o novo Plano Diretor vai alterar a capacidade de outorga onerosa em Florianópolis, instrumento útil à construção civil, quando uma incorporadora pode pagar para alcançar uma relação maior de índice de aproveitamento em um terreno.

Publicidade

Para movimentos sociais de esquerda não houve uma discussão suficiente sobre o novo regramento e que esse irá fazer com que muitas áreas vulneráveis da ilha sejam ocupadas. A prefeitura, principal propositora, afirma o contrário, e que a cidade precisa ajustar muitas legislações emendadas ao longo dos anos.

O protesto dos moradores e movimentos sociais ocorreu do lado de fora da Câmara nesta segunda e foi acompanhado pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). Um pequeno grupo de apoiadores da aprovação pode entrar para acompanhar a votação no plenário.

Agora o novo regramento vai à sanção do prefeito, Topázio Neto (PSD).

Publicidade
COMPARTILHAR