Ranking de saneamento mostra que cidades catarinenses continuam com baixa cobertura

    Instituto Trata Brasil divulga novo relatório anual sobre fornecimento de água tratada e coleta de esgoto nas cidades brasileiras | SC tem apenas 27% de cobertura de esgoto

    O Instituto Trata Brasil divulgou nesta segunda-feira (20/3) seu relatório anual sobre o fornecimento de água tratada e coleta de esgoto nas cidades brasileiras, utilizando dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021. O relatório destaca as cidades que apresentam os melhores e os piores indicadores em termos de cobertura de serviços de saneamento básico.

    Em Santa Catarina, duas cidades se destacam pelo fornecimento de água tratada: Joinville e Florianópolis, que apresentam uma cobertura de 100%. Entretanto, a capital catarinense perde em média 590 litros de água tratada por ligação por dia, o que representa um desperdício de até 43,8% na distribuição de água. Já Blumenau é uma das grandes cidades do estado com menores perdas de água, em 22,4% em média. A média catarinense é de 34% de perdas, segundo o SNIS.

    No setor de coleta de esgoto, as duas cidades também apresentam problemas. Joinville já esteve entre os 20 piores municípios do país em saneamento (atualmente tem apenas 39,9%) e Florianópolis possui 65,7% de cobertura.

    Publicidade

    De acordo com a análise do instituto, a capital catarinense evoluiu pouco na coleta de efluentes em cinco anos, passando de 63% em 2017 para 65,7% em 2021. Em média, a cidade investiu R$ 68 milhões por ano nesses cinco anos em tratamento de esgoto.

    Santa Catarina ainda figura com uma cobertura de esgoto ainda muito aquém do mínimo previsto pelo novo Marco de Saneamento: apenas 27,7% do estado tem o serviço. Conforme a nova legislação, a meta é de 90% de cobertura de esgoto até 2033.

    Na Grande Florianópolis os índices de cobertura de esgoto estão em 48,1% em São José, 15,6% em Palhoça e 30,6% em Santo Amaro da Imperatriz. As cidades de Biguaçu, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara não possuem indicadores no SNIS.

    No ranking nacional, considerando-se todos os parâmetros quantitativos de abastecimento e saneamento, Florianópolis é o município catarinense melhor colocado, ocupando a 59ª posição no país. Em seguida, vem Blumenau (68ª) e Joinville (74ª). O município melhor avaliado em todos os índices de água e esgoto é São José do Rio Preto (SP), que possui 100% de cobertura de água e esgoto tratados.

    A média nacional de cobertura de rede de esgoto em todas as cidades brasileiras é de 55,8%. Pouco mais da metade das cidades melhores colocadas no ranking de saneamento atende às metas da legislação, o que reforça a urgência de maior atenção ao saneamento básico no Brasil.

    O relatório na íntegra pode ser acessado neste link.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR