Falece o folclorista Mestre Peninha, aos 73 anos

    Gelci José Coelho, o Peninha
    Gelci José Coelho, o Peninha, teve uma vida dedicada às histórias da cultura açoriana - Fotos: Arquivo FCC/Divulgação/CSC

    Faleceu na manhã desta quinta-feira (16/3) o artista, pesquisador, museólogo e historiador Gelci José Coelho, o Mestre Peninha, aos 73 anos, por complicações de uma pneumonia. Peninha é considerado um dos guardiões da memória, cultura e arte de Santa Catarina, deixando esse legado de proteção da cultural do litoral.

    Nascido em São Pedro de Alcântara, em 1949, Mestre Peninha se tornou referência no folclore catarinense. Além de trabalhar por mais de uma década junto ao artista Franklin Cascaes, foi o criador da lenda do Baile das Bruxas em Itaguaçu (segundo a Fundação Catarinense de Cultura), em referência às pedras da praia no bairro Coqueiros em Florianópolis.

    Seu trabalho de pesquisa e atividade cultural destacam a herança açoriana, dos descendentes de nações africanas e indígenas que contribuíram para a formação da diversidade da cultura litorânea catarinense.

    Publicidade

    Peninha se dividia entre a Capital e São José, onde havia construído uma casa em formato de nave. O corpo do artista estará sendo velado na Igreja de N.S. Jesus dos Passos, na Ponta de Baixo, a partir das 14 horas. O funeral será no Cemitério Municipal de São José.

    Publicidade
    COMPARTILHAR