Uma reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a prefeitura de Florianópolis, realizada na quinta-feira (23) teve como foco a ampliação de vagas para estudantes da rede estadual e municipal na região Norte da Ilha, que historicamente sofre com falta de vagas e onde a população cresce rapidamente.
Para tentar resolver o problema, foi discutida a implementação de um regime de colaboração entre as instituições, a fim de encontrar soluções conjuntas, como a divisão da fila de espera para escolas do Ensino Fundamental e o Ensino Médio noturno nas escolas municipais.
Segundo a SED seis salas de aula estão em construção na EEB de Muquém, no bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e mais oito salas modulares na unidade, que terão capacidade de 30 alunos cada.
Além disso, o prefeito, Topázio Neto, falou a construção de uma escola para Ensino Fundamental no Rio Vermelho, com o apoio financeiro de R$ 4 milhões pelo Estado, que deverá ficar pronta em três meses, disponibilizando mais de mil vagas para a região. A unidade se chamará Darcy Ribeiro. O transporte público gratuito para estudantes em casos de matrículas em escolas de outros bairros também é prometido pela Secretaria.