A Praça Tancredo Neves, também conhecida como Praça dos Três Poderes, no Centro de Florianópolis, será revitalizada ao custo estimado de R$ 45 milhões. A obra será bancada por dois tribunais e pela assembleia legislativa, que têm suas sedes ao redor do espaço público.
Fazem parte da iniciativa a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal de Justiça de SC e Tribunal de Contas do Estado. Cada um irá destinar R$ 15 milhões de seu caixa, que seriam devolvidos ao governo do estado, mas ficarão para bancar a obra.
O projeto será lançado nesta terça-feira (31) na sede do TCE. O protocolo de intenções será assinado pelo deputado Moacir Sopelsa, atual presidente da Alesc, desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJSC, e pelo presidente do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. A prefeitura de Florianópolis então vai licitar a obra para escolher uma empresa para execução.
O novo desenho da praça será baseado no projeto arquitetônico vencedor de concurso público realizado há mais de uma década pela prefeitura. A ideia inicial é construir espaços verdes, uma praça cívica, com anfiteatro e arquibancada para eventos públicos, e vagas de estacionamento.