Os integrantes da Torcida Organizada Gaviões Alvinegros (Toga), do Figueirense, estão proibidos de ingressarem em locais de jogo com identificação do grupo nos três primeiros meses de 2023. A proibição é válida para todos os estádios e ginásios do país e em qualquer modalidade esportiva, profissional ou amadora.
Foram confirmados conflitos com envolvimento da Toga em partidas contra Botafogo de Ribeirão Preto (julho), ABC (agosto), Joinville (setembro) e Paysandu (setembro). Em novembro uma reunião já havia deliberado pela proibição.
Segundo o Ministério Público, a decisão pela proibição considerou a gravidade dos fatos relatados pela PM, demonstrando que não se trataram de casos isolados. Para o órgão, asa condutas colocaram em risco diversos torcedores que estavam no Estádio e nas suas proximidades.
“A participação da torcida organizada nos eventos esportivos delineados, após um período de relativa tranquilidade, tem contribuído sensivelmente, como comprovado nos relatórios, para o acirramento dos ânimos entre os demais torcedores, resultando no agravamento da violência, com manifesto saldo negativo e risco potencial para diversos torcedores que se encontravam no lugar”, ressalta o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, titular da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.