Nesta segunda-feira (9/1), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou uma operação e prendeu em flagrante sete pessoas em São José e Garopaba por atuação em rota internacional do tráfico de drogas para Santa Catarina.
Os criminosos são integrantes de uma facção criminosa que atua na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, controlando com violência a logística dos entorpecentes. As autuações em flagrante foram pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e uso de documento falso.
Na ação dessa segunda-feira (9), da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), foi dado cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, um na Praia de Gamboa, em Garopaba, e outro no bairro Areias, em São José. Na ocasião, duas pistolas, munições, carregadores, droga (skunk), dinheiro e aparelhos celulares foram apreendidos.
Dentre os presos, dois eram foragidos das justiças estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul por homicídio, sendo que um dos bandidos tinha três mandados de prisão em aberto. Os presos são naturais de Ponta Porã (MS) e do Paraguai.
Segundo a PC, um dos homens presos é suspeito da autoria da morte da uma grávida de gêmeas, executada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai no final de dezembro de 2021. Já o outro é investigado pela morte de um homem em dezembro de 2018.