Os municípios da Grande Florianópolis receberam, desde domingo até à tarde de segunda-feira (19), um volume de chuva equivalente à média climatológica de dezembro (130mm). Com isso, diversas ruas alagaram e provocaram dificuldades no trânsito, principalmente em Florianópolis.
Há alagamento nas estradas SC-401, SC-403, SC-405, Beira-Mar Norte e Via Expressa BR-282, com engarrafamentos. Em Palhoça, no Morro dos Cavalos, restrição de tráfego em pista simples nos dois sentido tem feito com que filas de até 17km se formem na região.
Segundo a prefeitura da capital equipes estão com os caminhões hidrojato nos pontos onde há acumulo de água. No momento, a atenção maior é para o bairro Rio Vermelho, com mais alamentos. Ruas dos bairros Ingleses, Campeche e Córrego Grande também registraram alagamentos.
O prefeito, Topázio Neto, chamou todo o secretariado para uma reunião de ativação do Plano de Contingenciamento na cidade para as 16h desta segunda-feira na sede da Defesa Civil de Florianópolis. A orientação da prefeitura é de que as pessoas devem evitar caminhar nos locais alagados e qualquer ocorrência ligar no 153 da Defesa Civil.
São José registra seis ocorrências
A Defesa Civil de São José registrou seis ocorrências até 15h50 desta segunda-feira (19), todas sem vítimas ou grandes danos materiais.
Na Colônia Santana, foram atendidas duas ocorrências. Um muro desabou em área particular no bairro, enquanto na rua Cecilia São Piai, parte da cabeceira de uma ponte deslizou e precisou ser sinalizada pelas equipes. Outros dois registros de queda de muro foram no Centro Histórico e na Avenida das Torres.
A Defesa Civil de SJ também orienta a que puder, permanecer em suas residências durante os momentos de chuva mais intensa. Já em caso de deslizamentos, a orientação é para que os moradores deixem suas casas. Os números de emergência são: 199 (Defesa Civil), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).
A previsão do tempo indica que o sol só voltará a aparecer na Grande Florianópolis na quinta-feira.