Imagens aéreas mostram desmoronamento na BR-376, que liga PR e SC

Imagens áreas feitas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mostram o tamanho do estrago na BR-376 em Guaratuba, na Serra do Mar, por causa do excesso de chuvas. Na noite segunda-feira (28 de novembro), no km 669, um grande barranco caiu sobre a rodovia e atingiu até 15 veículos (10 carros e cinco caminhões). O deslizamento ocorreu na encosta na margem da pista sul – e se estendeu para a pista norte – atingindo veículos que transitavam pelo local.

Ao menos uma morte foi confirmada até à tarde dessa terça. Porém, com diversos veículos soterrados é possível que haja mais vítimas fatais. Equipes dos bombeiros de Paraná e Santa Catarina seguem no local em busca de sobreviventes.

Desvio no trânsito

Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais-PR, km 635 da BR-376/PR, na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101/SC. Não há previsão de liberação.

Publicidade

A recomendação da concessionária é para que os condutores antecipem a manobra de retorno (evitando prosseguir até os bloqueios definitivos nas duas praças). Opções de retorno:

• BR-376/PR – interdição no km 635 sul – sem retenção no momento: opções de retorno no km 617, 619, 625 e 633
• BR-376/PR – Interdição no km 662 sul – sem retenção no momento: opções de retorno no km 644, 648 e 654.
• BR-101/SC – Interdição no km 1 norte – há retenção de 01 km no local: opções de retorno no km 27, 25, 20, 14, 10, 6 e 1,8.

Defesa civil mantém alerta

De acordo com o meteorologista chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Murilo Fretta, existe um risco muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos para as regiões do Alto Vale, Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. A partir desta terça, um sistema de baixa pressão, que traz umidade do oceano para o continente, deve se intensificar e aumentar as condições de risco em todo o litoral catarinense:

“Até a quarta-feira, 30, as principais regiões sujeitas à ocorrência de chuva volumosa e persistente, movimento de massa e alagamentos são a Grande Florianópolis, litoral e planalto sul, litoral e planalto norte, baixo e médio Vale do Rio do Itajaí”, afirmou. “São esperados acumulados superiores a 200mm no período”.

A Defesa Civil segue monitorando toda a situação. A população pode acompanhar os alertas e pelas redes sociais ou se cadastrar para receber os avisos por SMS ou WhatsApp. Bombeiros podem ser acionados pelo 193 e Defesa Civil pelo 199.

Publicidade
COMPARTILHAR