O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas modalidades. Ao todo, cerca de 3,4 milhões de candidatos farão o exame, dos quais 65 mil são no formato digital.
O Enem mede a proficiência dos estudantes em uatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e o resultado é utilizado para selecionar estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. A Udesc, por exemplo, é uma instituição que não tem vestibular e uma das formas de ingresso é pelo Enem.
O que levar
No dia da prova, é obrigatório levar documento de identificação original com foto. Nesta edição serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Não serão aceitas fotos da tela do celular. Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem duração longa, e também que se leve o cartão de confirmação da inscrição.
Primeiro dia de prova
No primeiro dia do Enem, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a redação – única prova subjetiva da avaliação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h.
Linguagens
Levantamento do cursinho Fleming mostra que as competências mais incidentes na prova de linguagens são interpretação do texto literário, texto argumentativo e gêneros textuais que circulam na sociedade. Somadas, correspondem a cerca de metade das questões da prova. Língua Estrangeira Moderna e Organização, legado da língua e funções da linguagem também têm grande recorrência.
Ciências humanas
A prova de ciências humanas no Enem é composta pela integração dos conteúdos de História, de Geografia, Filosofia e Sociologia. Segundo o cursinho, relações geopolíticas ao longo da História são muito exploradas, com os imperialismos sendo recorrentes. Questões sobre ética, conceitos de democracia e cidadania, além da visão histórica dos direitos humanos sempre aparecem. É tradicional que a Filosofia ocupe vários itens da prova, exigindo a comparação de pontos de vista de correntes filosóficas. Compreender ao longo da História os fluxos populacionais ou mesmo as crises econômicas e sociais garante um bom rendimento. Outro aspecto que é muito incidente na prova são aqueles relacionados à introdução das tecnologias na vida social e no mundo do trabalho.
Redação
As notas da redação do Enem variam de 0 a mil. Vinícius Oliveira, conhecido como Profinho, e que tirou nota mil em 2016, recomenda que os estudantes leiam a prova de redação e intercalem a escrita com a resolução de questões objetivas da prova de linguagens. “Isso é legal por dois motivos, primeiro porque refresca um pouco a mente para ter mais ideias e, segundo, porque algum texto da prova pode colaborar com a argumentação do aluno. Não pode copiar o texto, mas pode abrir a mente para alguma ideia”.
No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.