Auditoria das urnas no 2º turno confirma segurança do sistema eleitoral

    Mentira ganhou força nas eleições e foi provada mais uma vez narrativa fantasiosa

    A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou no domingo (30), dia do segundo turno, a auditoria de integridade das urnas eletrônicas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo foi comprovar para a população que os votos digitados são os mesmos contabilizados em 25 equipamentos já configurados e lacrados.

    Das 8h às 17h, mesmo horário e data da votação oficial do segundo turno das eleições, servidores da Justiça Eleitoral transferiram votos registrados em cédulas de papel para 25 urnas eletrônicas e computadores. Às 17h, horário do início da apuração oficial, começou também a contagem dos votos do teste para comprovar que não há diferença entre o voto digitado e o contabilizado.

    A auditoria das urnas já é realizada há 20 anos em todos os estados brasileiros. Nesse ano, tanto no primeiro quanto no segundo turno, o número de urnas auditadas aumentou de quatro para 25 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando mais confiabilidade à auditoria. Mais uma vez, a narrativa de que o sistema eleitoral do Brasil é fraudulento foi provada uma mentira.

    Publicidade
    COMPARTILHAR