A atleta do Time São José, Tamiris Drumond sagrou-se campeã mundial de Karatê na disputa de kumite por equipe. O título veio na manhã deste sábado (29/10) durante a competição disputada na Itália.
Aos 35 anos, ela é a atual campeã brasileira e foi convocada pela Confederação Esportiva e Educacional de Karatê (Ceebk) para disputar o Campeonato Mundial de Karatê IKU 2022, em Veneza, nessa semana.
Para conseguir custear a viagem e competir no mundial, Tamiris precisava arrecadar cerca de R$ 13 mil. Recentemente ela recebeu o apoio da Fundação de Esportes da Prefeitura de São José e um patrocínio de empresa, completando o necessário para a participação.
Além de karateca, Tamires também é nutricionista. Durante a faculdade, recebeu uma bolsa de estudos fora do país e não conseguiu mais conciliar o esporte com as outras responsabilidades da vida adulta. Por isso, por um longo período se afastou do esporte.
A atleta só retomou o esporte da adolescência, em 2020, quando estava morando na Bahia. No mesmo ano, o marido de Tamiris faleceu, e foi a partir disso que ela começou a de fato se dedicar novamente ao karatê. Ela conta que concentrava suas energias no esporte para não pensar em tudo que tinha acontecido. “Entrei de cabeça e essa dedicação gerou bons frutos. Para mim, o karatê representa superação”, afirmou.
Há um ano e meio Tamiris voltou a morar em Santa Catarina. Atualmente, ela possui um consultório em São José, onde atende como nutricionista. Porém, relata que ainda está conquistando seu espaço no ramo em SC. Também em São José, Tamiris participa de um projeto vinculado à Prefeitura, em que consegue treinar gratuitamente.