Prestes a concluir o Ensino Fundamental, o estudante Kauã Campos de Andrade, de 15 anos, já vislumbra um futuro profissional. O aluno do Centro Educacional Municipal (CEM) Interativo, localizado no bairro Nossa Senhora do Rosário, se inscreveu no processo seletivo para o curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
A oportunidade dos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de São José conhecerem os cursos e infraestrutura do IFSC é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de São José e o IFSC. “Gostei muito da infraestrutura. Os laboratórios são muito bem equipados. Tanto para os cursos técnicos quanto para o Ensino Médio. Eu não conhecia ainda e muitos dos meus colegas também não. Essa apresentação fez eu e meus colegas descobrirmos essa possibilidade”, citou Kauã.
Na parceria, a equipe do IFSC vai até as escolas municipais e conversa com os estudantes sobre o ensino gratuito oferecido. Os estudantes também têm a oportunidade de visitar as instalações do IFSC, como ocorrido na quarta-feira (26), com transporte organizado pelas duas instituições.
Entre as possibilidades para continuar os estudos no IFSC estão cursos técnicos integrados para os estudantes que desejam cursar as disciplinas do Ensino Médio e aprender uma profissão ao mesmo tempo; e cursos técnicos concomitantes destinados aos alunos que cursam o Ensino Médio em outra escola e querem estudar em um curso técnico do IFSC. “Quando vamos nas escolas municipais ou eles vêm até o IFSC, despertamos o brilho nos olhos dos alunos para eles seguirem os estudos e isso é muito importante”, citou o coordenador de Extensão e Relações Externas do IFSC, Rubem Toledo Bergamo.
Nas escolas municipais, o incentivo é reforçado pelos professores. Maria Angélica Rodrigues dos Santos, professora de Português da rede municipal, orienta os alunos a participarem da seleção e planeja até desenvolver simulados para contribuir com o desempenho dos estudantes na prova classificatória. “Nossos alunos ficaram impactados com essa possibilidade de seguir os estudos no IFSC. Foi muito positivo e como professora quero ver todos aprovados e seguindo os estudos”, observou Angélica.
Educação obrigatória
Apesar da educação obrigatória dos 4 aos 17 anos, a realidade é que ao encerrar o Ensino Fundamental muitos estudantes acabam não continuando os estudos. “A parceria entre Prefeitura de São José e IFSC é uma estratégia para orientar os educandos para seguirem nos estudos”, concluiu a secretária municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.