A emergência peidiátrica do Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis, foi reaberta nesta segunda-feira (24/10), após 9 dias de suspensão nos atendimentos. O fechamento ocorreu por falta de profissionais de medicina para dar conta da demanda.
Por ora, segundo o HU, não há previsão legal de contratação de pessoal devido à legislação eleitoral. O assunto é definido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários.
Por ora, o funcionamento da emergência é integral. Mas, a partir da próxima semana, em 1º de novembro, a emergência terá restrição de horário de funcionamento. O serviço médico estará aberto somente das 7h às 21h. A situação será por tempo indeterminado, enquanto durar o contingenciamento pela falta de médicos.
Para dar conta da demanda de pacientes infantis que chegam na porta de emergência, é necessário contratar mais 8 profissionais pediatras no HU-UFSC. A decisão de contratação, após a votação de domingo (30/10) encerrando o período eleitoral, é da Ebserh.
Essa foi a segunda vez que a houve o fechamento da emergência pediátrica do HU da UFSC em um período de um mês e meio, ambas pelo mesmo motivo. Posteriormente uma paralisação dos funcionários da Ebserh também reduziu o atendimento na unidade por reivindicação de reajuste salarial.