A Prefeitura de Florianópolis apresentou nesta segunda-feira (24/10), em audiência pública na Alesc, o estudo e relatório de impacto ambiental (Eia/Rima) do empreendimento Parque Urbano e Marina Beira-Mar, projetado para a baía norte.
A audiência, no auditório da assembleia, foi conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com participação de 230 pessoas, aproximadamente, entre poder público, interessados e representantes da empresa vencedora da concessão, a JL Construções.
Na primeira etapa da audiência, foi realizada uma apresentação dos aspectos arquitetônicos do projeto, que tem como função global a reaproximação da cidade com o mar. Em seguida, foram mostradas as características ambientais do empreendimento.
“Muito mais que uma Marina, o projeto apresenta uma nova conexão entre o cidadão e o mar”, disse o prefeito Topázio Neto. “A proposta desenhada visa requalificar a Beira-Mar Norte, com um parque urbano de uso público destinado à população. Vale ressaltar que um dos grandes diferenciais do projeto é que tudo isso será realizado sem uso de recursos públicos”, completou.
O projeto prevê um parque urbano público, de convivência, com espaço para a realização de eventos, quiosques, área de lazer e para práticas esportivas diversas e que envolvam o mar, além de estacionamento de veículos e áreas comerciais. Está prevista também a integração de modais através da destinação de área para futura instalação de transporte náutico. O orçamento é estimado em R$ 190 milhões em 2020.
A concessão válida por 30 anos abrange uma área total de 440 mil m², que prevê, além da área de espelho d’água destinada à marina, mais de 132 mil m² de área de fruição pública. O espaço contará com um setor gastronômico e de serviços, além de espaço para esportes náuticos e terrestres, lazer e setor para realização de eventos.
Os relatórios de impacto ambiental, assim como o projeto do Parque Urbano e Marina Beira-Mar pode ser acessados neste link: https://linktr.ee/marinafloripa