Casan é autuada por vazamento de esgoto na Lagoa da Conceição

    Segundo a companhia volume de chuva e entupimento causaram vazamento

    extravasamento de esgoto na lagoa da Conceição
    Extravasamento de esgoto no Canto da Lagoa da Conceição, próximo à servidão Ipê Roxo - Imagens: Bruno Negri/Reprodução/CSC

    A Prefeitura de Florianópolis autuou a Casan por causa de extravasamento de esgoto na Lagoa da Conceição, ocorrido ao longo da semana, em decorrência das chuvas registradas na capital. O vazamento ocorreu em um poço de visita na Rua Ipê Roxo, próximo ao loteamento Saulo Ramos, no Canto da Lagoa.

    O vazamento de efluentes in natura foi constatado na terça-feira (17/10) em vistoria realizada pelas equipes do grupo Sanear e da Floram. Um relatório de inspeção foi encaminhado para a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) para apuração do incidente. A prefeitura então lavrou auto de infração com aplicação de multa pelo dano ambiental e a determinação da recuperação do local afetado.

    Casan relata entupimento por objetos

    A Casan ressalta que o extravasamento foi um problema pontual, teve atendimento imediato e permanece sendo monitorado. A agência reguladora também foi informada e todas as informações serão também prestadas à Prefeitura de Florianópolis.

    Publicidade

    Segundo a companhia, avaliações em campo e do sistema supervisório demostram que não houve falha no sistema de bombeamento ou rompimento de rede na região, e que a ocorrência foi provocada pelo elevado volume de água da chuva na rede coletora, associado a uma obstrução parcial (entupimento) por detritos e materiais indevidamente descartados no sistema de esgotamento sanitário.

    A também informou que trabalha na eliminação desse tipo de ocorrência, e outras medidas são implantadas para melhorar a operação do sistema de esgoto, como o aumento da cota e elevação do nível desse poço de visita que fica em uma das partes mais baixas da rede de coleta.

    A Casan e a prefeitura trabalham na Lagoa da Conceição com a fiscalização dos programas Trato pela Lagoa e Floripa Se Liga na Rede para reduzir o número de ligações irregulares que levam água da chuva para a rede que deveria receber exclusivamente esgoto.

    O episódio também ocorre na semana em que ambas as partes acordaram sobre a transferência de cerca de R$ 1 milhão da companhia para o município por uso dos recursos naturais das Lagoas do Peri e da Conceição. Nesta sexta (21) ocorre a assinatura do decreto que regulamenta o repasse.

    Publicidade
    COMPARTILHAR