Mato, insalubridade, precariedade nas instalações, sujeira. Todos estes problemas estão ocorrendo na sede do SAMU de São José, na Rua Heriberto Hulse, bairro Serraria.
Em sua fala na tribuna da Câmara, durante a sessão da última quarta-feira (05/12), o vereador André Guesser (PDT) apresentou fotos e discorreu sobre a situação.
“Como costumo fazer com todos os órgãos da municipalidade, visitei o SAMU e esta foi a situação que encontrei: uma verdadeira calamidade”, disse Guesser.
Entre os pontos destacados, o que mais chamou a atenção do vereador é o espaço destinado à limpeza da ambulância e dos equipamentos, como macas.
As ambulâncias, especialmente as macas, precisam ser limpas e higienizadas, pois muitas vezes os atendimentos são feitos com pessoas acidentadas, que sangram. A remoção deste sangue e a higienização é fundamental para prevenção de contágios futuros.
Além disso, Guesser apresentou fotos onde é possível perceber que o mato está muito alto no pátio da instituição.
“O espaço é amplo e tem totais condições de abrigar a sede do SAMU, no entanto, o que se percebe é que a municipalidade não está dando a devida atenção ao local e aos profissionais de saúde que lá trabalham. O SAMU salva vidas, precisamos salvar o SAMU de São José”, concluiu André, que também pretende criar uma comissão na Câmara para tratar do assunto.