Tempo deve permanecer instável em SC durante a semana

    Previsão de chuva em SC
    Previsão de chuva em SC - Foto: SSP/Divulgação/CSC

    A previsão do tempo elaborada pela Defesa Civil de Santa Catarina aponta que o tempo deve permanecer instável pelo menos até quarta-feira (19/10), com predomínio de nebulosidade, mais chuva e poucas aberturas de sol nos próximos dias.

    Na manhã de segunda-feira (17), o sol aparece entre algumas nuvens em SC, favorecendo a elevação das temperaturas. A partir da tarde, a formação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) em SC, provoca aumento de nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas do Extremo Oeste ao Planalto Norte. As demais regiões passam a sofrer influência da circulação marítima, com chuva fraca e isolada.

    Terça-feira (18) de tempo instável em SC, com chuva desde a madrugada em todas as regiões, ainda por influência do cavado (área alongada de baixa pressão), que intensifica ao longo do dia, formando um sistema de baixa pressão no RS. Por alguns momentos a chuva ocorre  acompanhada de temporais isolados.

    Publicidade

    Na Quarta-feira (19) a formação de um sistema de baixa pressão no RS, concentra a instabilidade mais intensa no estado vizinho, favorecendo a presença do sol e a elevação da temperatura em SC. Entre o final da tarde e a noite, o calor combinado com a formação de uma frente fria no Sul do Brasil, forma áreas de instabilidade que provocam pancadas isoladas de chuva e trovoadas em todas as regiões. Na quinta-feira (20) a frente fria se desloca por SC, mantendo a instabilidade no tempo com chuva e temporais isolados desde a madrugada.

    Alerta da Marinha

    Segundo a Marinha do Brasil, a influência de um sistema de alta pressão atmosférica afeta a faixa litorânea o norte de Imbituba e o sul de São Francisco do Sul com ventos de direção Sul a Sudeste e intensidade de até 65 km/h (35 nós) entre as noites de 16 e 17 de outubro. O mesmo sistema poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sudeste a Nordeste e altura de 3 metros, na faixa litorânea dos estados gaúchos e catrinense de domingo a  terça-feira (18/10).

    Publicidade
    COMPARTILHAR