Relatório da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que as chuvas no Oeste foram mais intensas e provocaram mais problemas: 18 pessoas ficaram desabrigadas em Abelardo Luz, conforme o balanço desta terça-feira (11/10). Também foram reportados desalojados em Bom Jesus (18), Passos Maia (09), São Domingos (21) e São Lourenço do Oeste (22).
Segundo a Defesa Civil estadual há ainda o relato de 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas em Coronel Martins (município decretou situação de emergência) e 390 em Vargeão. Em seis cidades houve o cancelamento de aulas por causa das chuvas.
+ Chuvas provocam interdições em 6 rodovias estaduais
A atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, intensificou a chuva em todas as regiões, resultando em acumulados significativos.
O município de Novo Horizonte, no Oeste, é o local com maior acúmulo de chuva até agora, com 251mm registrados nas últimas 48h. Outras cidades também registram valores altos, como Tangará, Frei Rogério e Monte Carlo.
Por causa do excesso de demandas, o Corpo de Bombeiros Militar acionou as equipes de força-tarefa dos batalhões de Joaçaba e Xanxerê para atuação em cada região. As cidades de São Domingos e São Lourenço do Oeste estão com o pior cenário, avalia a corporação. Os militares retiram as pessoas ilhadas de suas casas e seguem atendendo atingidos por inundações.
Áreas de risco
Como ainda há previsão de volumes de chuva em torno de 50 a 100mm, a Defesa Civil atualizou as áreas com maior risco em SC em grande parte do Oeste, todo o Meio Oeste e porção mais oeste do Planalto Sul.