Após dois anos sem ser realizada de forma presencial por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis está de volta em 11 de setembro (domingo). A 15ª edição do evento será na Avenida Beira Mar Continental, com concentração na cabeceira da ponte, a partir das 11h da manhã.
Este ano, o principal objetivo da Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis, que leva o tema “Vote com Orgulho” é conscientizar o público sobre as eleições 2022, além de debater a importância da democracia e escolha de candidatos que apoiam e caminham lado a lado com as pautas LGBTQIAP+. “Em 2022, após dois anos sem Parada nas ruas, vamos voltar à Beira Mar Continental para reafirmar nossa existência, falar de política, amor e diversidade, além de nos posicionar em meio ao caos. Isso é muito importante para que possamos trilhar mais e mais em busca de igualdade e respeito”, declara Rose Nogueira, membra da Comissão Organizadora do evento.
A programação da Parada será comandada pela apresentadora, atriz e influencer, Selma Light, que contará com uma grade cultural pra lá de especial: cinco trios elétricos, mais de 20 apresentações de artistas locais, drags, djs e músicos, bate-papo com personalidades, ativistas; espaços com ações inclusivas, como local adaptado para cadeirantes, espaço exclusivo para idosos na frente do palco, intérprete de libras no palco (grande novidade), além de uma atração nacional que será anunciada nos próximos dias.
O coletivo responsável pela organização da Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis é formado por: Comissão Organizadora da Parada e mês do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis, Gandaia Produtora, Grupo de Apoio à Prevenção da Aids de Santa Catarina (Gapa/SC). Apoio: Prefeitura de Florianópolis.