A Prefeitura de Florianópolis demoliu nesta quinta-feira (4) um prédio de três pavimentos, com 12 apartamentos, no bairro Ingleses do Rio Vermelho, no Norte da ilha.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) a construção, que estava em fase de finalização, era irregular e o motivo para a demolição foram as ausências de alvará de construção e de projeto aprovado. Nos próximos dias o prédio, na Travessa Jaguaribe, deve virar totalmente entulho.
Já foram mais de 90 demolições sumárias de obras irregulares nesse ano em Florianópolis, conforme informações da SMDU. As ações estão previstas e amparadas na legislação municipal desde 2021, quando foram regulamentados instrumentos para impedir de maneira mais ágil a continuidade das construções irregulares e ocupação desordenada da ilha.
O secretário da SMDU, Fábio Botelho, diz que Florianópolis não pode continuar recebendo empreendimentos de maneira irregular. “Vamos buscar todos os dias criar a cultura de que em nossa cidade esse tipo de prática será cada vez mais repreendida”.
Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de Florianópolis reafirmou que a população que deseja negociar um imóvel deve verificar se o empreendimento possui alvará de construção, habite-se e demais autorizações dos órgãos ambientais. Importante também se certificar da idoneidade da pessoa envolvida na negociação.
Nesta sexta-feira (5) a prefeitura fará uma coletiva para divulgar um balanço geral do mutirão das demolições e o novo escritório de aprovação de projetos.