Dados do relatório Relatório Anual do Desmatamento no Brasil apontam que Santa Catarina perdeu 3.736 hectares de mata nativa em três anos, ou cerca de 37 km².
Os números foram divulgados pela ONG Mapbiomas nesta segunda-feira (18) e foram compilados a partir de informações nacionais, sem os dados dos órgãos estaduais em SC.
Segundo o relatório o estado catarinense é um dos que menos desmatou. Em comparação com as grandes perdas de vegetação, SC não está perto prejuízo ambiental como no Pará, que chegou à redução de 402 mil hectares no mesmo período.
O relatório considerou o desmatamento de vegetação primária (aquela intocada) ou secundária, em avançado grau de regeneração. Em SC esse desmatamento esteve mais associado à expansão da agropecuária e áreas urbanas. Atualmente restam cerca de 22% da cobertura original em Santa Catarina, a Mata Atlântica.
+ Governo de SC e Prefeitura de Palhoça tentam construir rodovia dentro de parque
+ Justiça suspende trechos do novo código ambiental de SC
Os 3,7 mil hectares derrubados em SC não refletem a perda total de vegetação no período, porque o estudo validou apenas o que foi confirmado por relatórios nacionais. Os desmatamentos flagrados por IMA e Polícia Militar Ambiental de SC não foram contabilizados.
Entre 2019 e 2021 o Ibama teve 868 alertas de desmatamento em Santa Catarina, mas somente em 1,5% dos casos em média houve alguma ação dos órgãos ambientais. Cerca de 83 hectares dessas áreas derrubadas foram motivo de infração pelo Ibama (2,2% do total desmatado, o que resulta que SC é um dos estados com menor fiscalização, segundo o relatório.
+ Ambiente
Relatório do IPCC alerta sobre a vulnerabilidade na costa catarinense
Ilhas de calor em SC: cidades sem vegetação são mais quentes
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br