A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a sexta colocada no ranking de melhores universidades da América Latina publicado pela Times Higher Education (THE). Entre as instituições brasileiras, a UFSC fica com a quarta posição.
A THE é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior. Afiliada ao jornal The Times, anualmente elabora um conjunto de rankings que estão entre os mais abrangentes, equilibrados e confiáveis do mundo. Para avaliar as universidades, são considerados 13 indicadores, como ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
Neste ano foram avaliadas 197 universidades de 13 países. As cinco primeiras colocações ficaram, respectivamente, com a Pontificia Universidad Católica de Chile, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México.
Em relação ao ano passado, a UFSC subiu cinco posições. No ranking de 2021, a instituição ocupou a 11ª colocação geral e a quinta entre as instituições brasileiras. A nota geral obtida pela federal de SC foi 83.9.
+ UFSC divulga cursos gratuitos de apoio à geração de emprego
+ Irineu de Souza é nomeado reitor da UFSC
+ UFSC tem corte definitivo de R$ 12,5 milhões no orçamento de custeio
UDESC
Já a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi eleita na 83ª colocação do ranking. As nota obtida pela estadual foi 44.1. Já a Unisul chegou entre 101ª e 125ª colocações, com avaliação geral entre 34 e 39.