A cada cinco horas uma mulher recebe medida protetiva em SC pela internet

    Serviço online foi aberto em abril

    mulher estende a mão aberta em sinal de para na direção da câmera; ela tem hematomas no rosto
    Tijana Bosnjakov/Divulgação/CSC

    Nos primeiros 55 dias de funcionamento a Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC homologou 250 pedidos de medidas protetivas, o que resulta em um atendimento a cada 5,3 horas. O serviço online começou a ser disponibilizado no final de abril no estado.

    No período, a cidade com mais concessões para proteção são Florianópolis (29), Joinville (24), Itajaí (17) e São José (15). O número reflete um cenário de vulnerabilidade para diversas mulheres em Santa Catarina. Somente nesse ano 27 mulheres foram mortas no estado por causa de seu gênero.

    O pedido de urgência da medida protetiva – que pode evitar mais feminicídios – deve ser feito na Delegacia Virtual por meio do item “violência doméstica”. Esse é um serviço prestado às mulheres vítimas de violência doméstica, trazendo agilidade no atendimento aos casos de urgência que requerem proteção imediata das vítimas.

    Publicidade

    Quando a solicitação é aceita, a informação é encaminhada para as unidades policiais para diligências complementares e, na sequência, para o Tribunal de Justiça de SC.

    Publicidade