A Câmara de Florianópolis aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização Sobre a Alergia Alimentar. A proposição foi do vereador Marquito (PSOL), com objetivo é realizar anualmente programação especial sobre o tema, na terceira semana de maio.
A alergia alimentar é definida como uma hipersensibilidade do organismo a algo ingerido, inalado ou tocado, gerando uma resposta do sistema imunológico, que vê como ameaça uma dada substância, no caso um alimento. As alergias alimentares são responsáveis por diversos tipos de reações, podendo variar de sintomas leves, até graves, como a morte. Os alimentos que mais causam alergia alimentar são leite, soja, ovo, trigo, amendoim, oleaginosas, peixe e crustáceos, além do látex.
É um problema de saúde pública em crescimento no mundo e também no Brasil. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) estima que a alergia alimentar afeta entre 6-8% das crianças com menos de três anos de idade e entre 2-3% da população adulta. Segundo o vereador, quanto mais conhecimento sobre esta condição, maior a possibilidade de os cidadãos e cidadãs que têm alergia alimentar poderem, com segurança, participar de todas as atividades do dia a dia.