A partir do dia 15 de novembro Florianópolis passa a ser a capital brasileira da vela com a realização de dois importantes eventos do calendário nacional , ambos na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.
O primeiro deles será o Sul-Brasileiro de Optimist, de 15 a 18/11, reunindo mais de cem velejadores da vela de base do país no Feriado de Proclamação da República. Na sequência, os melhores atletas nacionais entram em ação para a realização da Copa Brasil de Vela, principal competição promovida pela CBVela no ano e que acontece em parceria com o ICSC, entre os dias 19 e 24, servindo como seletiva pan-americana e formação da equipe olímpica para a temporada 2019.
“Estamos vivendo um momento importante para a vela do Iate Clube de Santa Catarina uma vez que a elite do esporte de base e rendimento compete em nossa raia. Para nós é muito importante contar com uma competição que forma velejadores que num futuro próximo poderão representar o Brasil em Olimpíadas e Mundiais, caso do Sul-Brasileiro de Optimist, ao mesmo tempo que na semana seguinte teremos a nata do esporte por aqui, disputando vagas justamente em competições importantes como os Jogos Pan-Americanos, além de vaga na equipe olímpica”, ressalta Ildefonso Witoslawski Junior, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina.
A programação dos eventos tem início na quinta-feira (15/11) com as primeiras regatas do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. A expectativa é de que atletas de diversos estados participem da competição até o domingo (18/11) quando serão conhecidos os campeões de cada categoria. Com um trabalho forte feito na Escola de Vela e Flotilha de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina disputa o evento com uma equipe renovada e em busca de grandes resultados.
Copa Brasil de Vela e formação de seleções
Saem os Optimists entram em ação as classes olímpicas, pan-americanas e da juventude. Após os quatro dias de regatas para as jovens promessas do esporte, os principais velejadores do Brasil iniciam as disputas da Copa Brasil de Vela, competição que forma a seleção olímpica para o ano de 2019 e aponta os classificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, além de ser válida também como campeonato sul-americano, nas classes Kitefoil, Nacra, 49er e 49er FX.
Farão parte do programa de regatas, marcado entre os dias 19 e 24, as disputas nas classes Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe e Lightning. Além disso, o 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino também estarão na disputa pela Copa Brasil de Vela Jovem.