Na rede municipal de ensino de Florianópolis sobram vagas em creches. É o que afirma o secretário de Educação da cidade, Maurício Fernandes Pereira. O levantamento da posta mostra que, em 85 núcleos de educação infantil e 12 instituições conveniadas com a prefeitura, estão matriculadas 17.482 crianças e ainda há 3.048 vagas à disposição da população.
Para Pereira essa nova realidade deve-se à expansão da capacidade da rede municipal e gestão de vagas. Nos últimos meses foram inauguradas quatro novas unidades educativas em Florianópolis, que somaram 740 vagas, nos núcleos de educação infantil do Morro do Horácio, José Rodrigues Willamil (Tapera), Evandro de Sousa (Caeira do Saco dos Limões) e do Pântano do Sul.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma que diariamente variam as oportunidades de entrar nas creches porque há famílias se mudando. Quando uma vaga é aberta outra criança que está na fila de transferência é chamada, de acordo com a região da cidade.
Nas últimas duas semanas a SME organizou mais um processo de inscrição para as creches, o segundo desse ano, com 1.275 crianças cadastradas. A divulgação da lista dos inscritos ocorre nesta quinta-feira. As unidades educativas poderão começar as chamar os familiares para realizarem as matrículas das crianças.