A tempestade subtropical Yakecan tem seu centro próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e se aproximando de Santa Catarina. Diversos efeitos dos vendavais são sentidos, além da massa de ar polar que passa pela região sul concomitantemente às rajadas.
Vendaval tomba caminhão parado no mirante da Serra do Rio do Rastro na noite desta quarta. Por causa dos ventos a SC-390 chegou a ficar bloqueada durante a madrugada, mas foi liberada ao trânsito novamente às 6h30 com a melhoria do tempo. Outras estradas tiveram pistas congeladas pic.twitter.com/tWVcmO3i5Y
— Correio de Santa Catarina (@CorreiodeSC) May 18, 2022
As equipes de monitoramento seguem acompanhando em tempo real o fenômeno. Na madrugada dessa quarta-feira (17/5), os ventos atingiram velocidade superior a 100km/h no estado: em Siderópolis as rajadas chegaram a 107 km/h, em Urupema a 98km/h e em Balneário Arroio do Silva a 761 km/h.
Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia. O risco é elevado para embarcações em todo o litoral catarinense.
Neve na serra catarinense
Durante a noite dessa terça para quarta (17 e 18/5) houve a ocorrência de neve na serra catarinense em diversos pontos. Turistas e moradores fizeram muitos registros do fenômeno que cobriu a região de branco.
No posto da SC-390, na Serra do Rio do Rastro, a Polícia Militar Rodoviária registrou um vídeo de uma nevasca forte. Horas depois a rajada de vento, que segundo a corporação passou de 150 km/h, provocou o tombamento de uma carreta estacionada no mirante. Por causa desse acidente a Serra do Rio do Rastro chegou a ser interdita durante a madrugada, mas voltou a ser liberada no início da manhã ao tráfego. Em outras rodovias a PMRv também precisou espalhar sal grosso na pista para derreter o gelo e evitar acidentes.
Previsão para quarta-feira (18/05)
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, esta quarta-feira (18) será marcada pela chance de chuva do Oeste a Grande Florianópolis, que em localidades do Planalto Sul, Meio Oeste pode ser com características invernal (chuva congelada, neve), ventos fortes no centro-leste de SC (com direção de oeste passando para sudoeste/sul, ventos médios de 20 a 40 km/h, rajadas em torno de 65 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, de 60 a 90 km/h no leste do estado e, pontualmente, atingir valores próximo a acima de 100 km/h na Serra e Litoral Sul) e temperaturas baixas em boa parte de SC. À tarde, as temperaturas chegam aos 7°C no Planalto Sul, até 10°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, 12°C no Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, de 15°C a 19°C nas demais áreas. Isto se deve pela atuação da tempestade subtropical Yakecan (que se desloca pelo litoral do RS e SC) combinada a uma massa de ar frio, de origem polar. Assim, o risco de ocorrências é moderado a alto para o frio intenso, alto a muito para ventos intensos. No Planalto e Litoral Sul, regiões ainda sensíveis pela chuva do início do mês, e com a previsão de chuva isolada, o risco é baixo a moderado para ocorrências.