A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira (16/5), o resultado da Operação Quaresma, realizada de 14 de março a 2 de maio. Durante todo o período da operação foi registrada uma ocorrência de farra do boi no estado, menor índice dos últimos anos.
Em relação aos anos anteriores, a PM registrou em 2021 seis ocorrências e, em 2020, foram 15. A operação anual visa combater a tortura contra animais. Tradicionalmente no litoral catarinense o período da Quaresma é o que concentrava mais farras do boi.
A única ocorrência de farra do boi registrada nessa Quaresma aconteceu num domingo, 17 de abril, às 6h20, na avenida Patrocínio Manoel dos Santos, em Ganchos de Fora, no município de Governador Celso Ramos. Aproximadamente 100 pessoas estavam reunidas com som alto e vários veículos.
Quando a guarnição da PMSC estava no local, foi atacada pelos farristas por pedras. Os policiais encontraram um acampamento improvisado para concentração de possível realização do evento de maus-tratos a animais. Não houve nenhuma prisão e nem nenhum animal foi recolhido.
Para o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro Fraga, o sucesso da operação representa o a integração da PMSC com as demais forças de Segurança e dos órgãos fiscalizadores do Governo do Estado. “Destaca-se também o trabalho dos nossos agentes de inteligência que nos ajudaram a identificar qualquer suspeita que pudesse acontecer. Desta forma, agimos de forma proativa nas operações e impedimos qualquer tipo concentração”, afirmou Fraga.