As crianças do ballet baby têm a oportunidade de experimentar a dança garantindo sociabilidade e autonomia. A aula faz parte das oficinas promovidas pelo Projeto Arte e Cultura por Toda São José (PAC), por meio da Fundação de Cultura e Turismo. O processo de adaptação dos pequenos é gradual, a exemplo do caso de Laura, mãe das meninas Maria Valentina e Catharina, que acompanhou as aulas até que as filhas se enturmassem com as coleguinhas.
Além do ballet baby, que acontece das 11 até às 12h, também há duas outras oficinas, de ballet, das 9 às 10h e jazz das 10 às 11h. “É uma oportunidade rica, para as crianças aprenderem a coordenação motora e a educação, por meio da dança”, pontua Diana Panceri Nunes, professora da oficina de ballet e jazz.
O Projeto Arte e Cultura Por Toda São José foi aberto em abril, com inscrições para 11 oficinas. Os temas variam desde trabalhos manuais com cerâmica, aulas de dança, percussão e teatro. O PAC tem o objetivo de ampliar o acesso à cultura e à informação, com o propósito de descentralizar as oficinas, para criar polos em diferentes bairros e comunidades.