Após a passagem do ciclone em Santa Catarina, que provocou chuvas torrenciais durante três dias na semana passada, 27 cidades pediram situação de emergência por conta dos estragos. Uma delas foi Anitápolis, na região serrana da Grande Florianópolis, que acabou ficando isolada: sem acessos rodoviários, energia e sinal de telefone. Foi o município mais atingido na região.
Com isso, os Bombeiros Militares iniciaram uma Força Tarefa de ajuda humanitária para abrir as barreiras que caíram no acesso ao município e prestar apoio ao moradores que tiveram casas danificadas. Outras equipes foram recompor a fiação elétrica atingida.
Além desses trabalhos, cidades da Grande Florianópolis fizeram uma campanha, liderada pela Granfpolis (associação de municípios), para arrecadar recursos para ajudar Anitápolis. O município teve pelo menos 30 desabrigados e mais de 200 desalojados.
A Defesa Civil da capital colocou à disposição sua equipe técnica com geólogo voluntário, engenheiro estrutural, equipes de monitoramento por drone, além da expertise na produção de documentos para realizar os registros e encaminhamentos legais. A coordenação do apoio foi feita pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil Estadual.
“Em poucos dias choveu o que era esperado para o mês inteiro em nossa região. Em Florianópolis, conseguimos realizar um trabalho de prevenção e de rápida resposta às ocorrências como alagamentos e deslizamentos. Somos referência nesse tipo de ação e é nossa função prestar apoio para municípios que não possuem a mesma estrutura. Juntos, conseguimos voltar a normalidade o mais breve possível”, ressaltou o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Coronel Araújo Gomes.
A Prefeitura de São José, por meio da Defesa Civil do município, aderiu à campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza do órgão estadual. Os materiais serão entregues na terça-feira (10). Em São José o local para doação nesta segunda-feira (9) é na prefeitura, na Av. Beira-mar.
Palhoça também aderiu a uma campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza, que serão destinados à população de Anitápolis, que foi muito prejudicada pela chuva. A equipe de Defesa Civil de Palhoça se deslocou até Anitápolis no início da manhã de sábado (7), auxiliando nos trabalhos de fiscalização e vistorias em locais de ocorrências. A equipe encontrou inúmeros locais com deslizamentos de terra.
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) está arrecadando materiais de limpeza para contribuir na recuperação do município de Anitápolis devastado em razão das fortes chuvas dos últimos dias. As doações podem ser encaminhadas à sede da entidade na Rua Candido Ramos, 250 – Bairro Capoeiras ou diretamente na Prefeitura de Anitápolis.