Concessionária nega quebra de contrato e esclarece quais empresas atuam no Contorno Viário

    Uma nova quebra de contrato nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis por ora está descartada. Segundo a concessionária da BR-101 norte em Santa Catarina, a Arteris, as obras seguem em andamento normalmente. A Camargo Corrêa Infra também afirma que segue trabalhando normalmente nos trechos onde em contratos vigentes.

    Em resposta ao Correio nesta quarta-feira (4/5) a Arteris esclareceu quais empresas estão trabalhando na construção do desvio, com frentes de trabalho em todos os trechos. Atualmente, quatro construtoras trabalham na execução da obra.

    No trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-101 Norte, em Biguaçu, equivalente a 2.300 metros de obras, é executado pela construtora PVK, incluindo detonações semanais para desmonte de rocha e avanço dos trabalhos

    Publicidade

    O trecho de 34km de obras nos municípios de São José e Biguaçu está sob responsabilidade da NeoVia Engenharia. A empresa substituiu nesse segmento a construtora Camargo Corrêa Infra, que era responsável pelo trecho até dezembro de 2021.

    Os túneis 4 (divisa entre Biguaçu e São José) e 1 (Palhoça) são executados pelo Consórcio Túneis Litoral Sul, composto pelas empresas Aterpa e J. Dantas, responsável por 1.800 metros de obras.

    intersecção do contorno viário com a br-101 em Palhoça
    Intersecção do contorno viário com a br-101 em Palhoça – ALS/Divulgação/CSC

    Já os túneis 2 e 3 e o tronco da futura rodovia em Palhoça, incluindo as obras de arte especiais e o trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-282 e com a BR-101 Sul são executados pela Camargo Corrêa Infra. O contrato com a construtora nesse segmento segue vigente com frentes de trabalho ativas em toda a extensão, que totaliza 11,4km de obras.

    + Entidades empresariais cobram explicação sobre paralisação parcial do Contorno Viário
    + Vereadores se unem contra atrasos no Contorno Viário da Grande Florianópolis

    A Arteris também diz que em toda a extensão da obra estão em andamento (de segunda a sábado) serviços de drenagem, terraplanagem, construção de pontes, viadutos e trevos, além das escavações subterrâneas nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto. Atualmente, mais de 2.100 trabalhadores atuam nas diversas frentes de obras do Contorno Viário de Florianópolis.

    O investimento total previsto no Contorno Viário é de R$ 3,7 bilhões, pagos pelos usuários nos quatro pedágios da Autopista Litoral Sul em Santa Catarina, cuja tarifa básica está em R$ 4,10. Por enquanto o prazo de entrega é no final de 2023.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR