IMA inicia nova rodada de indenizações no Parque do Tabuleiro

    Governo continuará comprando os terrenos dentro do limite do parque para regularização; até mesmo áreas no topo da serra ainda não são do estado. Foto: IMA/Divulgação/CSC

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou o edital do 2° lote de chamamento de proprietários de imóveis no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para cadastro dos interessados em desapropriação. Os proprietários devem se cadastrar no site do IMA até 24 de abril.

    Trata-se de uma ação que visa consolidar o domínio do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, melhorando a conservação das áreas e promovendo justiça social aos proprietários de terras que estão esperando há muitos anos a indenização de suas propriedades que tiveram restrições de uso devido à criação do parque.

    Segundo o instituto a prioridade nas indenizações serão por critérios pessoais dos proprietários, como idade ou portadores de doenças crônicas, e levará em conta critérios ambientais. Os recursos para indenização são provenientes de compensações ambientais, mas, por ora, insuficientes para indenizar todos os terrenos dentro da unidade de conservação.

    Publicidade